O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, considerou hoje que o setor "atravessa um bom momento", apesar de problemas pontuais e avançou não acreditar que o Parlamento Europeu venha a suspender os fundos europeus.

"Creio que a agricultura, apesar de problemas pontuais que sempre existem, atravessa um bom momento, e a prova disso é que é um setor que está a crescer a um ritmo que é o dobro do resto da economia", disse Capoulas Santos à margem da conferência do 2.º Roteiro 2020 para a Agricultura Portuguesa, que decorre hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O ministro lembrou ainda a existência de "algumas dificuldades e problemas em alguns mercados como Angola e Brasil", mas explicou que as exportações continuam "com um ritmo impressionante", sendo um setor em que todos os dias "se pula e avança, se investe e inova".

Capoulas Santos acrescentou que neste momento Portugal tem candidatados aos fundos comunitários geridos para a agricultura "mais de 28 mil projetos", estando já decididos 10 mil, o que corresponde um investimento superior a mil milhões de euros, frisou.

Questionado acerca de uma eventual suspensão de fundos europeus para Portugal e Espanha por parte do Parlamento Europeu, Capoulas Santos acredita que tal não virá a acontecer.

"Não acredito, fui deputado europeu durante dez anos. Conheço razoavelmente o funcionamento do Parlamento Europeu e não creio que deste possa sair uma decisão lesiva para Portugal. Naturalmente compreendo o apelo do meu colega de Governo aos deputados para as consequências negativas que uma tal decisão poderia acarretar, mas estou muito confiante de que isso não vai acontecer", explicou.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, dirigiu uma carta aos eurodeputados alertando que uma suspensão de fundos europeus, mesmo que parcial e temporária, teria efeitos mais danosos para a economia portuguesa do que a aplicação de uma multa.

Entre outros argumentos, o Governo português lembrou que, ao tomar uma decisão, a Comissão "deverá também ter em conta a situação económica e social dos países, sendo que Portugal continua com uma taxa de desemprego acima da média europeia, assim como o impacto na economia", que, assinalou o ministro, seria "forte", pois "afetaria a confiança e os planos de investimento, muitos dos quais dependentes dos fundos comunitários".

Hoje, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão dos fundos estruturais se o Governo português cumprir as metas orçamentais e apresentar "finanças saudáveis".

Fonte: Notícias ao Minuto

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×